Translate

domingo, 12 de julho de 2020

Gêneros Textuais

👀 SELECIONE, COPIE, COLE, COMPARTILHE E DE OS CRÉDITOS💗
💁    Gêneros  Textuais
         São diferentes tipos de textos como as fábulas, cantigas, receitas, bilhete, cartas entre outras...
Estes textos são para ler, reler, cantar, brincar, declamar, adivinhar e se divertir


                                                            PARLENDAS   👀


pagina 10,11,13 do Livro Ler e Escrever Livro de Texto do Aluno


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRAVA - LÍNGUAS   👀



pagina 14,15, do Livro Ler e Escrever Livro de Texto do Aluno

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ADIVINHAS   👀



Respostas: 
1- Porque não pode passar por baixo.  2- Botão.  3- Chuva. 4- A letra V. 5- O futuro. 6- Faz sombra. Piolho. 8- Que ela esteja acesa.

ADIVINHAÇÕES EM VERSINHOS 👀

O que é, o que é mesmo?                                  
Quero ver se vai saber,
Que está bem na sua frente,
Mas você não pode ver?

Resposta: O futuro


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                 

                                               CANTIGAS DE RODA     👀        




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                          CANÇÕES  👀

      
       


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                             POEMAS   👀


          








-------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUADRINHAS   👀



Referências



quinta-feira, 9 de julho de 2020

1° ao 5 ° ano BNCC (EF12LP18) E BNCC (EF35LP23) Apreciar poemas/ Observar rimas / Estudo de estrófes.

       👀 SELECIONE, COPIE, COLE, COMPARTILHE E DE OS CRÉDITOS💗

HABILIDADEApreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. 💓


 Objetivo: Conhecer e identificar versos e estrofes em um poema.

Olá___________________________________________________, nessa atividade iremos ler o poema ¨A FOCA de VINICIUS DE MORAES¨.







O poema acima está dividido em duas partes dentro dos quadrados.

Cada quadrado tem uma estrofe.

Temos duas estrofes.


Agora leia o poema completo e descubra quantas estrofes ele tem.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

BNCC EF01LP04 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos


💁👀 SELECIONE, COPIE, COLE, COMPARTILHE E DE OS CRÉDITOS💗

BNCC 4.1.1.1  Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos iniciais: Práticas de Linguagem, Objetos de conhecimento e Habilidades.

 No Ensino Fundamental - Aos anos iniciais, aprofundam-se as experiências com a língua oral e escrita já iniciadas na família e na Educação Infantil...

 Na atividade abaixo falaremos do eixo Oralidade, conhecimento e o uso da língua oral(...) e as estratégias de falas e escuta.
 

Atençao  👀

 Escreva seu nome na linha abaixo.

OLá,_____________________________
A nossa aula será sobre as letras do alfabeto.

Você conhece o alfabeto?

O alfabeto tem 26 letras;

5 vogais e 21 consoantes.



Na tabela abaixo todas as vogais estão circuladas. 👀



1- Escreva nas linhas abaixo as vogais circuladas.

Vogais ____ ,  ____ ,  ____ ,  _____ ,  _____



2 - Agora escreva  as consoantes na linha abaixo.

Consoantes____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____   

_____ _____ ______ ____ ____ ____ _____ ____ ____ 

_____ ____ _____ _____ 



3- Veja no quadro 1 que as letras do alfabeto estão misturadas com sinais de pontuação. 👀
     Vamos completar o quadro 2 com as letras que estão faltando.

QUADRO  1 -  Circule  o que não for letra.

        
 
   
QUADRO 2
Complete o quadro com as letras que estão faltando.